Neste sábado (2), a cidade de Olinda será cenário de uma experiência poética e sensorial com a ocupação artística “Gestos de fazer casa”, que acontece das 14h às 19h, na Casa de Lourdinha (Av. Presidente Getúlio Vargas, nº 1529). A entrada é gratuita.
A ação é resultado do projeto “…aquele cheiro do tempo”, coordenado pela professora Luciana Borre, do Departamento de Artes da UFPE, com apoio da Superintendência de Cultura (Supercult), por meio do Programa de Estímulo à Cultura (PEC) da Universidade Federal de Pernambuco.
A curadoria é assinada por Luciana Borre e Ana Julia Ribeiro, que propõem um espaço de convivência estética e afetiva a partir de obras de artistas têxteis pernambucanas. A mostra envolve fios, tramas, texturas, tecidos, objetos e instalações, que se entrelaçam com narrativas íntimas, memórias e práticas artesanais.
Mais do que uma exposição, a ocupação é uma proposta de vivência: o público é convidado a habitar um tempo-lugar costurado a muitas mãos, onde o fazer manual se conecta com a construção simbólica do lar, da partilha e da memória coletiva.
A escolha da Casa de Lourdinha, espaço histórico e afetivo de Olinda, reforça a ideia de abrigo, pertencimento e reconexão com o cotidiano através da arte.
Com abordagem acessível, sensível e contemporânea, “Gestos de fazer casa” valoriza a arte têxtil como linguagem de resistência, identidade e afeto, reafirmando o papel das mulheres e das práticas manuais na arte contemporânea do Nordeste.
Informações da Assessoria – Foto/ Imagem de Destaque: Divulgação/ Luciana de Souza Leão