O Teatro Paulo Eiró, em Santo Amaro, será palco de uma experiência única nos dias 30 e 31 de agosto, às 16h, com entrada gratuita. Trata-se do espetáculo Tarântula Transita, idealizado pela artista circense Vulcanica Pokaropa, que promete encantar o público com uma fábula sobre sonhos, adversidades e superação.
A montagem mistura humor, bambolê, malabares, mágica e manipulação de bonecos para narrar a trajetória de quatro amigas em busca da tão sonhada ascensão. Para conquistar esse objetivo, elas precisarão da ajuda da plateia, tornando a experiência ainda mais interativa e lúdica.
Com duração de 50 minutos e classificação livre, o espetáculo foi inspirado em estudos sobre a Operação Tarântula, ação policial ocorrida no fim da ditadura militar no Brasil, e busca tensionar essa memória histórica que ainda reverbera no presente.
Além das apresentações, a circulação prevê 10 sessões em diferentes teatros da capital paulista, além de quatro oficinas de Iniciação ao Bambolê e um minicurso sobre Humor e Dissidência, ministrados por Vulcanica Pokaropa. A sessão do dia 31 contará com acessibilidade em LIBRAS.
Outro destaque da programação é a exibição do documentário “Circo em Transição”, seguida de uma roda de conversa com a Cia Fundo Mundo, grupo circense formado por pessoas trans. Todas as atividades são gratuitas, reforçando o compromisso do projeto com a democratização da arte.
Segundo Vulcanica Pokaropa, o objetivo é ampliar o alcance do seu trabalho e criar novas conexões. “Quero estar próxima de quem nunca viu meu espetáculo, de quem não tem acesso, de artistas e também de pessoas que, mesmo não sendo artistas, se interessam por esse diálogo”, afirma.
A circulação Tarântula Transita é uma realização da Lui Castanho Produções Artísticas em parceria com Vulcanica Pokaropa, contemplada pela 9ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Circo para a Cidade de São Paulo, da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa.
Serviço – Espetáculo Tarântula Transita
Datas: 30 e 31 de agosto (domingo com LIBRAS)
Horário: 16h
Local: Teatro Paulo Eiró – Av. Adolfo Pinheiro, 765 – Santo Amaro, São Paulo
Entrada gratuita
Mais informações: @castanhoproducoes e @vulknik
Informações da Assessoria – Foto/ Imagem de Destaque: Divulgação/ Ellen Fernandes -EBF Comunicação
