O bairro São Francisco, em Afogados da Ingazeira (PE), se transforma até esta quinta-feira (31.07) em polo de arte e cultura com a primeira edição do Festival Rua Nova de Cinema e Música. A iniciativa gratuita reúne oficinas, exibições de filmes, debates e shows de artistas pernambucanos, promovendo o acesso à cultura na periferia da cidade. A proposta do evento é descentralizar as atividades culturais, valorizando talentos locais e regionais em uma programação diversa e aberta ao público.
O festival conta com incentivo da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), Secretaria Municipal de Cultura e Ministério da Cultura. A programação inclui oficinas de pandeiro com Danilo Leite e de audiovisual com o projeto “Outros Sertões e o Minuto”, além de atividades psicopedagógicas nas escolas com a educadora Jecielma Vasconcelos. No audiovisual, serão exibidos curtas e videoclipes produzidos na cidade, além do premiado documentário “O Bem Virá”, de Uilma Queiroz.

Nessa quinta (dia 30.07) e sexta (31.07), a praça do bairro recebe shows e exibições. Na quarta-feira (30), Batucada Feminista, DJ Isabella Brito e poetas e rappers da cidade sobem ao palco. Já na quinta (31), a Quinta Cultural terá apresentações de Geninho Bezerra, Edierck José, Jonatas Onofre, Islan e o trio Ambrosino, além de discotecagem com DJ Leuguim. “Descentralizar a arte é essencial. É uma forma de resistência e afirmação cultural”, destaca PH, integrante do Ambrosino.
A ação reforça o potencial do bairro São Francisco como espaço vivo da cultura do Pajeú. “Trazer arte para onde ela já pulsa é uma forma de reconhecimento e valorização”, resume Leonardo Wallace, idealizador do projeto. O Festival Rua Nova é, acima de tudo, um convite à ocupação criativa dos territórios e ao fortalecimento das vozes que vêm das periferias.
Informações da Assessoria – Foto/ Imagem de Destaque: reprodução @festivalruanova